segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ENTREVISTA COM O PENTACAMPEÃO MUNDIAL DE SKATE "O MINEIRINHO"



O pentacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias (mais conhecido como Mineirinho), concedeu a Estação Jovem esta entrevista no circuito nacional de skate amador, que aconteceu na região do Grande ABC Paulista.


Mineirinho contou um pouco da sua trajetória de mais de duas décadas dedicada ao skate e o que ele pensa a respeito da cultura urbana ligada ao mundo jovem.



Estação Jovem: No inicio dos anos 90, você chegou a desistir do skate, e o que te motivou a continuar?


Mineirinho: O que me levou a continuar, foi quando fiquei sabendo que iria ter um campeonato para profissionais em São Paulo, e os profissionais que participariam desse campeonato, eram os mesmos que participavam comigo no amador, então, fui para prestigia-los levei meu skate e acabei competindo. Fiquei em quinto lugar no profissional, vendi o meu carro e voltei a andar de skate e não parei mais.



Estação Jovem: Com seus títulos e os do Bob Burniquist, no seu ponto de vista houve uma mudança de pensamentos e atitudes das pessoas em relação ao skate?

Mineirinho: Teve bastante, no começo sofríamos muitos preconceitos por ser skatistas, as pessoas associavam o skate com marginais e drogados. Tenho certeza que com o trabalho que fiz com paciência e dedicação, consegui mudar o pensamento das pessoas, que achavam que eu era marginal só por estar com skate na mão, e hoje me olham diferente e falam que me vêem na televisão.



Estação Jovem: Depois da manobra Sandro Dias, o skate vertical se tornou uma modalidade mais popular?

Mineirinho: Na verdade não conheço esta manobra, teve a o 900° graus que eu fiz
que ajudou bastante, lógico que uma manobra só e um atleta não muda o skate, mas o que eu fiz foi de grande contribuição para o skate.




Estação Jovem: Agora você fica sabendo, em muitos lugares que pesquisamos a sua manobra 900°, ela é conhecida como manobra Sandro Dias.

Mineirinho: Isso para mim é surpresa, fico muito feliz.



Estação Jovem: Em relação a outros esportes, o que fez o skate ser considerado cultura de rua?

Mineirinho: O skate além ser individual, é um esporte que dita muitas regras dentro da sociedade, ele tem um autodomínio não precisa de técnica, você cria o que quiser, seja manobra ou estilo de roupa que vai usar, o skate acaba criando até moda.



Estação Jovem: Para encerrarmos, qual a sua dica para o jovem que quer iniciar profissionalmente no skate.

Mineirinho: Minha dica é o que aconteceu comigo, andar de skate primeiro para se divertir sempre, e seguir os sonhos e objetivos da vida, sem pensar em desistir.

E para os que estão começando, os equipamentos de segurança é muito importante como joelheira, coto veleira e capacete, não pensando ser somente profissional, tendo força, dedicação e talento com certeza pode dá tudo certo.

Lucimara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário